A CHAMADA "DESCOLONIZAÇÃO" ASSENTOU EM LEI ANÓNIMA AQUANDO DA EXISTÊNCIA DE GOVERNOS PROVISÓRIOS SEM LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL.

O PROCESSO DA TRAIÇÃO: Este poderia muito adequadamente ser a designação de causa posta em tribunais sobre a (descolonização exemplar). Talvez mais expressiva do que a da cadeia, será - O JUÍZO DA HISTÓRIA -.

CUITO CUANAVALE / A VITÓRIA CUBANA QUE NUNCA EXISTIU (III).






A guerra em Angola foi travada apenas pela África do Sul contra, Soviética / comunista apoiado pelas insurgentes forças cubanas do exército regular de Cuba.

A intervenção do Sul Africano em Angola parecem ter atingido o seu objectivo imediato de impedir uma derrota maior UNITA FAPLA e re-ocupação de partes de Angola do Sudeste, que permitiria o acesso a SWAPO nordeste do Sul da África Ocidental. A pequena força Sul Africano também parece ter alcançado alguns sucessos notáveis tático. As perdas relativas dar uma idéia do que foi alcançado.
Sul Africano perdas durante as operações de apoio à UNITA chegou a 31 membros da SADF e 12 membros da SWATF mortos e cerca de 90 feridos.
perdas de equipamento foram uma miragem, uma aeronave spotter, três e quatro Olifant MBT Ratels bem como um número de veículos danificados. A SADF e a SWATF sofreu outras perdas durante este período, mas estas foram realizadas em várias operações contra terroristas SWAPO e instalações SWAPO no sul de Angola. Alguns dos elementos envolvidos neste combate FAPLA. UNITA perdeu cerca de 270 homens mortos nos combates do sul. perdas FAPLA na luta que envolveu as forças sul-Africano de apoio da UNITA, tinham até 25 de Fevereiro ascendeu a mais de 7.000 mortos. perdas do equipamento durante este combate incluídos:
8 MiG-23
4 MiG-21
2 Su-22
8 helicópteros
94 Tanques
94 BMP-1s
64 BTR-60
32 BRDM-2s
transportadores duas BTS-4 do tanque
4 M-46 pistolas 130 milímetros
11 D-30 pistolas 122 milímetros
33 BM-21
3 BM-14
7 SA-8 sistemas SAM
5 SA-13 sistemas SAM
3 SA-9 sistemas SAM
33 SA-14 e SA-16-man SAMs portáteis
1 ZSU-23-4 SPAA
20 ZU-23-3 armas AA
5 sistemas de Radar
Quatro veículos de comunicação
7 TMM veículos Bridging
377 veículos logística
Pequenas peças de equipamento perdido incluído um lançador Grad-1P-122 milímetros único foguete, três B-10 canhões sem recuo, dois 120 milímetros, 82 milímetros de quatorze e quatro morteiros 60 milímetros e sete lançadores de granadas AGS-17.


NOTA: Este documento de ex-combatente do 32 Batalhão "Búfalo",
está publicado na sua integra, daí puderem existir alguns erros em português.



ALGUNS DOS LIVROS SOBRE A BATALHA NO CUITO- CUANAVALE:

(1) A GUERRA DE ÁFRICA-Bridgland, pp145.
(2) High Noon NA ÁFRICA AUSTRAL-Crocker, pp.360-361.
Bibliografia
A GUERRA DE ÁFRICA por Bridgland Fred (Ashanti 1990)
UMA HISTÓRIA GERAL DA Geldenhuys por Jannie (Jonathan Ball, 1995)
Guerra de fronteira da África do Sul por Steenkamp Willem (Ashanti 1989)
High Noon NA ÁFRICA DO SUL por Chester A. Crocker (Norton, 1992)
ELES vivem pela espada pelo coronel Breytenbach Jan (Lemur 1990)
GUERRA EM ANGOLA por H. R. Heitman (Ashanti 1990)
© R. Allport SADF Angola Guerra de África do Sudoeste.




A IMPRENSA SOBRE A GUERRA:

30 de junho de 1988: O jornal "La Vanguardia" de Espanha, informou a escalada dos combates perto da fronteira entre Angola e Namíbia, com a morte de doze soldados e mais de três centenas de soldados Africanos de Cuba e Angola. Como mostrado no texto, o avanço das tropas cubanas à fronteira com a Namíbia e o bombardeamento de alvos civis em Ruacana e Caluemque quando ocorriam negociações de paz entre Angola, Cuba e África do Sul, que não ajudou, e comprometeu o resultado final.







oncontextmenu='return false'>